You are currently viewing A liderança engajadora depende do estímulo da empresa

A liderança engajadora depende do estímulo da empresa

  • Post author:
  • Post category:Cultura

A comunicação feita pelas lideranças está entre as prioridades das organizações. Equipes de Comunicação Interna acompanham de perto a formação dos gestores médios para bem repassar os conteúdos estratégicos da alta direção.

Em geral, costuma-se apontar a responsabilidade de gestores médios quando as informações não chegam à base. Mas será que eles estão aptos com o material disponível para comunicar internamente?  

Será que o gestor médio se sente confortável para fazer a disseminação de informação? E se os times pedem mais aprofundamento sobre um tema, essa liderança sabe onde recorrer para obter mais conteúdo? Há clareza sobre o quê e como pode ser informado?

Em muitos estudos, constatamos que a empresa também deixa brechas importantes para a distribuição dos informes estratégicos, gerando incertezas. É comum ouvirmos: “antes, não havia informação nenhuma; hoje, há informação demais e já não sei o que devo e convém distribuir; quanto tempo inclusive devo dedicar a isso…”

Para diagnosticar de igual forma a qualidade do “kit de Comunicação Interna” oferecido pela empresa criamos a pesquisa:

Ideafix Liderança Comunicadora

O foco é verificar a competência da liderança média que comunica, tanto quanto o suporte que a empresa efetivamente dá para o cascateamento acontecer. 

O estudo realiza a escuta ativa da gestão média para saber se:

  • os objetivos são trabalhados com clareza nas plataformas internas de conteúdo;
  • a cultura empresarial está bem traduzida para nos informes estratégicos; 
  • o papel de repasse de mensagens-chave se adequa ao nível funcional; 
  • o conteúdo e a forma da CI têm apelo para as bases laborais; 
  • canais e veículos de níveis médios de gestão atendem ao desafio;
  • a avaliação sobre o desempenho da CI na perspectiva de quem usa a informação. 

 

De um lado, tem-se o diagnóstico da liderança. De outro, tem-se o retrato de como a Comunicação Interna atua nas campanhas de informação, mobilização, motivação e engajamento.

Ideafix há mais de 20 anos atende e qualifica a atuação da Comunicação Interna em empresas e entidades de todos os portes. Conte com as nossas soluções em pesquisa, inteligência e consultoria.

 

Manda um WhatsApp!

 

Fabiana Silva
Head Comercial e Marketing