You are currently viewing A pesquisa ajuda a preparar a liderança comunicadora

A pesquisa ajuda a preparar a liderança comunicadora

Ideafix há mais de 20 anos atende a Comunicação Empresarial ao realizar pesquisa, inteligência de negócios e consultoria. Construímos uma sólida reputação com estudos de Comunicação Interna, trabalho que é o nosso cartão de visitas.

A Comunicação Interna ganha força estratégica, uma vez que a alta liderança reconhece a forte relação entre comunicação de qualidade e resultados empresariais. 

A comunicação é um pilar do negócio, fonte de vantagem competitiva, fator preponderante para a reputação e o lucro. Impossível um relato de empresa vencedora em seu segmento que ignore os aspectos do ambiente interno com informação, motivação, mobilização e engajamento de equipes e parceiros na cadeia de valor. 

O tema ganha relevo e, recentemente, as pesquisas que lidavam com avaliações panorâmicas da atividade de Comunicação Interna agora demandam atenção em partes específicas do processo e dos resultados

A tendência agora é olhar com lupa certos momentos da CI. A comunicação feita pelas lideranças médias se torna um tipo de análise de alta demanda em nossos projetos. 

Torna-se importante ter um diagnóstico de como acontece a comunicação da liderança e como ela se sente nesse papel. 

De blocos em pesquisas generalistas, o mercado solicita de forma crescente avaliações específicas da atitude e da competência comunicadora dos gestores médios com as equipes. Assim como a disponibilidade e a qualidade dos canais e veículos internos que os amparam nesse desafio.

Por isso criamos a pesquisa:

Ideafix Liderança Comunicadora

Aqui, o foco é verificar a competência da liderança média que comunica para engajar a base da organização. 

O estudo realiza a escuta ativa dos gestores para saber se:

  • eles de fato conhecem os objetivos estratégicos da empresa e o que é prioritário compartilhar com os times;
  • a cultura empresarial percebida está de acordo com os objetivos traçados para o negócio; 
  • eles se sentem preparados para o papel de cascateamento de planos, metas e mensagens-chave; 
  • o conteúdo e a forma da CI tem apelo junto às equipes que estão na base; 
  • os canais e os veículos para os níveis médios de gestão ajudam no repasse das mensagens estratégicas;
  • a avaliação sobre o próprio desempenho é positiva ou necessita de ajuda para aprimorar a atuação comunicadora.

 

O que se recomenda atualmente é que a habilidade comunicativa também tem que ser desenvolvida, uma vez que a capacidade de bem comunicar com os times nem sempre é inata. Ela pode e deve ser diagnosticada, treinada e trabalhada, assim como as demais competências gerenciais.

Em alguns projetos, além do diagnóstico, a equipe Ideafix tem atuado na consultoria para treinar e preparar os líderes para a atitude comunicadora.

 

Chegou a hora de converter o líder médio em um verdadeiro canal de divulgação interna. Conte com a nossa gama de soluções em pesquisa, inteligência e consultoria para a Comunicação Interna.

Manda um WhatsApp