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A pesquisa de experiência do consumidor está no DNA do Marketing

Ideafix tem forte atuação no segmento de pesquisas de mercado, atendendo clientes de todos os portes em indústria, comércio e serviços ao longo de mais de 20 anos.

A pesquisa Ideafix Marketing Jornada do Consumidor amplia a capacidade da empresa de se conectar com as expectativas, necessidades e desejos do target. É um estudo que levanta o conhecimento e a satisfação do consumidor na experiência com a marca em seus mais distintos pontos de contato, passando pelas instâncias de atenção, interesse, desejo, ação e fidelização.

O nosso convite para você nos enviar o seu questionário de pesquisa de marketing continua valendo. Vamos analisá-lo para você sem compromisso. Assim começamos uma conversa. Que tal?

Tudo começou por entender o consumidor

E quem nunca ouviu um líder brilhante ou um acadêmico laureado repetir o mantra eternizado de Jerome McCarthy?

O Marketing se ocupa “(…) do desenvolvimento do produto certo, da maneira de torná-lo disponível no lugar certo, por meio da promoção certa e no preço certo, de modo a satisfazer os consumidores-alvo e alcançar os objetivos da companhia”.

É de McCarthy a elaboração dos 4 Ps que caracterizam as frentes mais importantes na gestão de Marketing. O mix de marketing depende fundamentalmente de entender como o consumidor se movimenta a partir do diálogo estabelecido pela marca e como a empresa pode oferecer valor e experiência positiva para atendê-lo, sendo ao mesmo tempo lucrativa.

Mas o que nunca se esclareceu é o que significa a palavra “CERTO” na proposição do guru de marketing. O certo é saber o que o consumidor-alvo quer de fato. O que por vezes nem o próprio consumidor tem certeza.

O consumidor cada vez mais digital tem surpreendido as organizações, em especial as mais tradicionais, que tinham muitas perspectivas cristalizadas sobre o comportamento dos seus públicos-alvo. Em alguns casos recorrentes, ficou tudo de ponta a cabeça. Vide as reflexões de Kotler, Kartajaya e Setiawan nas obras Marketing 4.0 (2017) e Marketing 5.0 (2021) (falaremos mais sobre o assunto em artigos adiante).

Muita coisa mudou e a pesquisa de mercado também está passando por uma verdadeira transformação para entregar insights valiosos para executivos da empresa e criativos da agência de comunicação.
Por exemplo, temos visto no mercado muitos questionários que são aplicados por décadas a fio, colocando as mesmas perguntas para o target. Ou a extração de dados transacionais frios, que pouco revelam sobre as preferências do público.

Alô! É preciso rever os instrumentos imediatamente, pois novos hábitos e atitudes estão se formando e moldam comportamentos do consumidor muito distintos dos outros tempos.

É quase um recomeço de relacionamento. Se antes o objetivo era garimpar segmentos de público, agora o desafio também passa a ser como estabelecer um diálogo genuíno e de valores compartilhados.

É por essa razão que temos pedido ao mercado para nos apresentar a pesquisa que é feita pela área de Marketing. Vamos analisar a efetividade do instrumento perante os desafios atuais do mercado.

Nos dê essa chance e você vai se surpreender.

Fabiana Silva
Head de Marketing & Comercial