You are currently viewing A pesquisa é decisiva para mudanças bruscas de estratégia

A pesquisa é decisiva para mudanças bruscas de estratégia

  • Post author:
  • Post category:Ideafix

O portfólio da Ideafix oferece o mais completo rol de soluções de pesquisas em Comunicação, Marketing e Recursos Humanos. Há mais de 20 anos, a estratégia de muitas organizações estão embasadas em nossos estudos e consultorias.

O planejamento atual de organizações privilegia a capacidade de adaptação às mudanças bruscas nos ambientes. De 2020 em diante isso se intensificou ainda mais: a adaptação criativa tem sido o mote de sobrevivência de empresas e entidades. O que antes era testado de forma inicial, passou a ser o modo de operação que manteve muitas organizações vivas durante a pandemia do COVID-19.

E essas experiências são uma tendência que veio definitivamente para ficar. Nas empresas startups, fala-se em ‘pivotar’: trata-se de abrir mão da solução central de um aplicativo, por exemplo, aproveitando partes dos projetos que possam ser aplicadas de forma embarcada em outras soluções; ou, com sorte, o pedaço do aplicativo se torna ele próprio um novo produto ou serviço, de tão bem que funciona para o usuário.

 

Qual o primeiro passo para mudar a estratégia com a organização em pleno movimento? 

Importante lembrar que a implementação de uma estratégia ocorre depois de se verificar os pontos fortes e fracos internamente, as oportunidades e ameaças externamente, de preparar as lideranças e colaboradores em todos os níveis para a execução do plano, de informar de forma consistente o ambiente que cerca a organização (social e politicamente). Mudar a estratégia é, portanto, um desafio enorme. Mas é necessário em muitos casos, sem adiamentos.

A pesquisa é decisiva para tais momentos de mudanças bruscas na estratégia. Ela ajuda a alta liderança a identificar os pontos de ruídos possíveis na comunicação tanto nos ambientes internos quanto externos e se trata de um instrumento fundamental para antecipar os possíveis riscos e atenuar os pontos de crítica, que são inevitáveis.

Por isso insistimos que a pesquisa deve ser pensada também durante a execução da estratégia, acompanhando os controles e resultados das etapas, virando bússola das lideranças nos momentos de abandonar a concepção anterior e partir para uma nova. 

A flexibilidade e a capacidade de adaptação demandam uma liderança que esteja atenta, nos momentos de viradas repentinas, de que maneira irá fundamentar o seu diálogo com os diferentes públicos que vão tornar a implementar a nova direção da organização. E esclarecer o meio externo sobre as razões que levam a organização a mudar o rumo em pleno vôo.

 

Se você precisasse mudar os rumos agora da sua organização, por onde começaria? 

A equipe Ideafix está pronta para ajudar, até se for chamada repentinamente.

Manda um WhatsApp!

 

Fabiana Silva
Head Comercial e Marketing