You are currently viewing A pesquisa está o tempo todo nas decisões de negócios

A pesquisa está o tempo todo nas decisões de negócios

  • Post author:
  • Post category:Ideafix

Ideafix oferece o portfólio mais completo para pesquisas nos segmentos de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos com a experiência acumulada pela sua equipe em mais de 20 anos de atuação.

Considere ter a equipe Ideafix como sua parceira permanente em inteligência de negócios. Vamos explicar.

Que a pesquisa é um instrumento consagrado no cotidiano das organizações, isso já está incorporado na formação das lideranças de gestão. Desde a universidade, a pesquisa de mercado tem a sua importância destacada nos currículos dos cursos.

Percebemos, entretanto, uma sensível sofisticação nas contratações de pesquisas nos anos recentes: há um novo equilíbrio entre as pesquisas de planejamento e avaliação dos resultados alcançados com aquelas que lidam com os processos, aquilo que está ligado à execução de campanhas e o acompanhamento contínuo das ações, enquanto elas ocorrem, usando as técnicas da pesquisa.

Antes, a pesquisa era contratada para fundamentar o planejamento estratégico, embasando o início da estratégia. No mesmo compasso, ao fim do ciclo de execução, a pesquisa era aplicada novamente para avaliar os resultados alcançados. Agora, a pesquisa está permanentemente presente na gestão enquanto as campanhas e ações se desenrolam.

Mas como usar a pesquisa na fase de execução das campanhas e ações?
É importante destacar como a crescente digitalização da gestão e do relacionamento com os públicos tem trazido a “dataficação” como nova realidade. Nesse processo amplo e que toca vários assuntos da gestão, destacamos apenas o quanto o movimento digital traz de novas possibilidades de introduzir mecanismos de inteligência de negócios a custos cada vez mais acessíveis.

Em tempos outros, a aplicação da pesquisa era uma parte dispendiosa, principalmente por conta dos custos de fazer as entrevistas. Agora, a fase de coleta de dados passa a ficar mais barata com o uso de recursos digitais e automatizados ligados aos sistemas de gestão. É nesse ponto que a pesquisa vem conhecendo novos campos de aplicação, a custos acessíveis e enormes contribuições para os gestores.

Muitas plataformas de gestão já implementadas nas empresas oferecem recursos de pesquisa, mas os usuários ainda não sabem como empregá-los. É nesse espaço que a empresa parceira de pesquisa entra. Episódios de campanhas e ações podem ser acompanhados na hora de sua execução, trazendo métricas em tempo real para os realizadores.

Quais indicadores construir? Quais métodos utilizar? Que instrumentos podem ser empregados? Quais as perguntas corretas a fazer? Como analisar os dados trazidos? Como visualizá-los? Com tais dados em mãos, como empregá-los?

É aqui que a empresa de pesquisa adquire um novo papel. Não mais o do consultor esporádico, mas o de parceiro permanente na geração, tratamento e interpretação de dados.

 

Já pensou em ter a Ideafix como o seu departamento de inteligência e pesquisa? Acelere a curva de aprendizado com o uso de métodos e técnicas de inteligência de negócios somados ao know-how de nossa equipe.

Manda um WhatsApp!

 

Fabiana Silva
Head Comercial e Marketing