You are currently viewing Conheça a pesquisa Ideafix RH Termômetro da Diversidade

Conheça a pesquisa Ideafix RH Termômetro da Diversidade

  • Post author:
  • Post category:Cultura

A pesquisa Ideafix RH Termômetro da Diversidade é voltada para empresas que buscam promover uma gestão afirmativa como fonte de vantagem competitiva. O diagnóstico do perfil dos colaboradores e os valores envolvidos com a diversidade permitem o desenvolvimento de estratégias de RH adequadas a tal finalidade.

O tema da gestão da diversidade das equipes de trabalho ganha força em organizações de todos os portes. Diferente do momento em que os primeiros debates no mundo começaram a ser feitos, entre as décadas 1960 e 1970, a questão da diversidade assume um caráter de sobrevivência para as empresas atualmente.

A diversidade em RH tradicionalmente se orienta para a promoção do equilíbrio no quadro de colaboradores ao buscar reunir pessoas de perfis distintos observando as variáveis de gênero, raça, orientação sexual, idade, deficiência física ou intelectual, entre outras. 

Interessa observar não apenas o quantitativo das vagas ocupadas, idealmente de maneira equitativa, mas também o número de vagas de liderança destinadas aos diferentes perfis. Também importa observar o número de oportunidades geradas para crescimento de carreira, treinamentos, intercâmbios, entre outras formas de valorização, em uma política afirmativa com igualdade de condições.

No estudo Ideafix RH Termômetro da Diversidade, além do Censo da Diversidade, são levantadas as percepções dos colaboradores sobre

  • Importância e interesse quanto ao tema da diversidade.
  • Sentimento de pertencimento e liberdade de expressão;
  • Representatividade e inclusão;
  • Discriminação e assédio;

As empresas líderes que adotaram a bandeira da diversidade, em especial as americanas a partir dos 1990, colhem os frutos dessa escolha com marcas bem posicionadas, plurais na sua essência, com resultados que se observam em todas as dimensões da cadeia de stakeholders (fornecedores, consumidores, governos, ONGs, entre outros). Para além do resultado econômico, há o inestimável ganho social ao trazer para a organização a pluralidade de pensamentos, repertórios e vivências.

A sua empresa já chegou nesse patamar?

A maior parte ainda não, mas o processo já está em curso.

E é irreversível.

Se quiser trocar mais ideias conosco sobre o assunto, basta clicar aqui

 

Mariana Lima
Head de Projetos