Diversidade e Comunicação Inclusiva

Diversidade e Comunicação Inclusiva

  • Post author:
  • Post category:Cultura

Julia Lima

A atenção e a importância dada à questão da diversidade, apesar de tardia, é essencial para se repensar os espaços, padrões e comportamentos da sociedade como um todo. Dentro das organizações não é diferente, a temática ganhou relevância ao longo dos anos e, hoje em dia, muitas empresas contam com profissionais, e até mesmo comitês, dedicados à debater, agir e mensurar ações relacionadas à Diversidade.

No ambiente empresarial, ter uma equipe diversa e inclusiva vai muito além do cumprimento de leis trabalhistas e de cotas. As vantagens são das mais variadas, desde redução de conflitos até diminuição do turnover. Essa equipe tende a ser mais tolerante e aberta à diferentes ideias, o que colabora para um melhor clima organizacional e, consequentemente, maior produtividade e engajamento dos colaboradores.

Além de cumprir um papel social, o que também é positivo para a reputação da empresa, valorizar a diversidade empresarial e contar com equipes multidisciplinares aumenta o repertório dos colaboradores, que podem se tornar mais criativos e inovadores.

Mas qual o papel da Comunicação nisso tudo? Parece óbvio pensar que as ações da área de Comunicação de uma organização alcancem todos e cada um de seus colaboradores, garantindo que toda a força intelectual e produtiva esteja alinhada e em sincronia. Mas como falar, a uma só voz, com os perfis tão distintos que constituem uma organização?

Falar de diversidade e comunicação é falar de inclusão. E inclusão não se faz naquele momento em que você contrata uma pessoa e coloca dentro da organização. A inclusão é estrutural, tem que estar nas veias da organização. Precisa acontecer todos os dias, quando você escuta e quando você comunica. Entende como a comunicação precisa ser estratégica e inclusiva? Afinal, comunicação não é falar, é o outro entender.

Quer mais informações? Baixe nosso Ebook “Comunicação Interna e Diversidade nas empresas: dados e dicas”. É só clicar no link: https://bit.ly/EbookCIeDiversidadenasEmpresas