E quando a liderança também não está alinhada?

E quando a liderança também não está alinhada?

Suzel Figueiredo

Todo mundo fala que é preciso alinhar as equipes com a estratégia da organização. Só que quase ninguém fala sobre o alinhamento da liderança. De quem é a responsabilidade pelo alinhamento? A empresa comunica e a liderança não entende? Cada líder está só preocupado com seu quadrado?

Esse é um problema mais comum do que as pessoas imaginam. Há mais de 20 anos, a Ideafix faz pesquisas de comunicação interna e recursos humanos sobre esse assunto. Parece impossível que a falta de alinhamento sobre a estratégia seja um problema real para as grandes empresas. Infelizmente é possível, pois afeta organizações globais e brasileiras, sejam indústrias ou varejo, de diferentes segmentos.

Fico pensando nos motivos porque isso acontece. Talvez falte humildade para a alta liderança admitir que não há alinhamento no time. Ou pode ser que a média liderança não concorde com a estratégia. Há ainda a falta de coragem dos gestores para pedir mais detalhes aos seus diretores. Enfim, parece que está tudo alinhado, #soquenao.

Recentemente uma das pesquisas que fizemos aqui na Ideafix apontou que 43% dos gestores de média liderança não conseguiam explicar a estratégia para suas equipes. Outra avaliação indicou que 38% dos gestores não se sentiam preparados para falar sobre a cultura da organização.

Isso é sério, muito sério. E fica ainda mais crítico quando parcela significativa das equipes operacionais afirmam que os gestores são sua principal fonte de informação. Bem, a gente sabe que os gestores estão sufocados com processos, metas, controle e gestão de pessoas e isso é mesmo o ônus da função. Então como resolve?

Os modelos tradicionais de pesquisa de clima e engajamento não dão conta de monitorar questões como alinhamento de cultura, entendimento da estratégia e movimentos de mercado. Mas isso é fundamental para garantir resultados de negócio cada vez mais audaciosos.

Todo mundo fala de transformação digital nas empresas e o que a gente vê é que o movimento para conhecer a opinião da liderança ainda está na fase analógica. É hora de mudar essa realidade. Desde meados de 2019, a Ideafix está com uma solução na incubadora e em breve estará disponível para testes.

Ah! Se você é CEO ou está no topo da hierarquia organizacional, pode ser que ninguém lhe conte sobre essa falta de alinhamento. Afinal, certas fragilidades são bem difíceis de admitir e ninguém sabe ao certo quem é responsável pela criança.