You are currently viewing Ideafix RH Atração de Talentos: a nova pesquisa para conhecer os gargalos na contratação de pessoas

Ideafix RH Atração de Talentos: a nova pesquisa para conhecer os gargalos na contratação de pessoas

  • Post author:
  • Post category:Cultura

O mercado aquece para os setores de RH no início de cada ano com a alta demanda por profissionais, em especial lideranças e equipes técnicas especializadas de nível superior. 

Áreas como a de TI, por exemplo, vivem o desafio de lidar com o que já é chamado de “apagão de mão-de-obra”. Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo em 2021, estima-se que só no setor de TI há 250 mil vagas não preenchidas. E outros setores seguem tendência muito parecida, como Engenharia, Construção e Varejo, que também apresentam carência de profissionais para certas posições.

Isso coloca enorme pressão nas áreas de RH de empresas que buscam os raros profissionais que estão capacitados no mercado. Processos seletivos complexos, caros e demorados, muitas vezes resultam na não adesão de profissionais aptos à vaga; ou, ainda pior, atraem um contingente de profissionais que não estão devidamente habilitados a assumi-la.

Em geral, a empresa busca explicar essa dificuldade remetendo ao momento do mercado, demanda aquecida por profissionais, entre outros fatores. É possível. Mas, e se os fatores de rejeição também pudessem ser explicados pelo que os candidatos potenciais sabem (ou imaginam) do ambiente interno da empresa?

Surgem fatores relevantes de análise do RH como: 

  • Visão geral de candidatos quanto ao mundo do trabalho, em especial para diferentes gerações de trabalhadores;
  • Reputação da marca da empresa como empregadora, ligada a propósitos e a valores apreciados pelos candidatos;
  • Perspectiva do candidato quanto à relação entre remuneração (salário / benefícios) e recompensa emocional (reconhecimento / valorização);
  • Fama do clima de trabalho na organização dentro e fora de seus muros, como empresa que exige mas também apoia os seus trabalhadores nos altos e baixos da carreira.

 

Essas e outras variáveis sobre a visão dos potenciais empregados podem ser estudadas com a pesquisa Ideafix RH Atração de Talentos.

E se a ausência de candidatos para uma vaga importante fosse diagnosticada a partir de uma dessas variáveis internas e não por forças externas? A correção representaria um ganho imediato de vantagem competitiva.

Quer pensar um pouco mais conosco sobre isso? É só chamar aqui.

 

Mariana Lima
Head de Projetos