You are currently viewing Nada será como antes na relação com stakeholders

Nada será como antes na relação com stakeholders

Fica evidente que é preciso voltar a consultar todos os públicos prioritários à medida que a nova forma de organização do mundo do trabalho se consolida.

Ideafix há mais de 20 anos desenvolve pesquisas para projetos de Comunicação, trabalhos baseados em métodos rigorosos e resultados comprovados junto a clientes de variados segmentos.

Frear o ritmo corporativo foi a primeira medida de impacto com a adoção do isolamento social no início de 2020. No susto, evitava-se a aceleração do contágio pelo novo COVID-19. As equipes foram levadas a ficar em casa, na expectativa de que a quarentena durasse um curto período de tempo, enquanto os times operacionais diminuíram o ritmo, na esperança de que a vida voltasse ao normal.

Nem nos sonhos mais apocalípticos era possível pensar que a pandemia duraria mais do que dois anos. Era fundamental que a vida seguisse em frente e, olhando para trás, é possível identificar decisões empresariais que demonstraram grande capacidade de adaptação e coragem para mudanças por parte de lideranças visionárias e organizações capazes de manobrar em contextos de grandes desafios.

 

Antes, improviso; agora, nova realidade

Sem risco de exagerar, o setor de Comunicação Empresarial nunca mais será o mesmo depois da experiência de adaptar o ambiente para mesclar trabalho presencial e remoto. A adoção em larga escala do home office serviu para desconstruir de vez o mito sobre a queda de produtividade trabalhando no ambiente do lar. 

Em muitos setores, a produtividade aumentou e os resultados surpreenderam. Contratações fora da região de localização da empresa também foram possíveis, levando a uma adaptação crescente às formas remotas de organização. Outro ganho se deu com a revisão da necessidade de espaço físico em escritórios localizados em endereços nobres, com os respectivos custos envolvidos com a manutenção desses espaços.

Por outro lado, novos desafios emergem: os danos emocionais dos colaboradores pelo trabalho isolado, com baixa interação entre as pessoas; as cargas de trabalho mais exaustivas, em especial com aquelas pessoas que trabalham por horas prolongadas sem se dar conta do tempo dedicado na tarefa laboral; a sensação de conexão 24/7 e o cansaço físico e mental em níveis perigosos.  

 

As possibilidades dos stakeholders também mudaram

Da porta para dentro ou da porta para fora, as circunstâncias das novas modalidades da organização do trabalho impactaram a maior parte dos públicos empresariais. É preciso voltar a fazer uma escuta atenta dos públicos prioritários para entender de que forma as novas configurações do ambiente produtivo estão levando a visões transformadas sobre a imagem e a reputação da organização.

Relações mais digitais, tecnológicas e aceleradas, de um lado; de outro, maior necessidade por contato humano, desejo de leveza e interpretação dos fatos da realidade a partir de casa. De que forma as pessoas passarão a julgar as organizações e formar reputação sobre esses negócios?

O tecido social conheceu novas formas de organização. Os laços mudaram. As fontes de informação passam por novas adoções a ritmos acelerados. E as áreas de Comunicação Empresarial precisam conhecer essas novas formas e entender como tirar o melhor proveito desses novos hábitos.

 

Nova realidade, questões transformadas

Algumas perguntas são de ferver a cabeça:

  • Eu posso me comunicar com meus colaboradores a qualquer tempo e hora?
  • O mensageiro digital (Whatsapp, Messenger, Telegram etc.) do colaborador é um espaço de trabalho e convém ser usado como canal da empresa?
  • A rede social do colaborador é uma extensão natural das mídias sociais da empresa, obrigando-o a se engajar?
  • Será que os robôs e a inteligência artificial vão substituir o contato humano no processo de diálogo público?
  • Já é hora de esquecer os encontros presenciais e fazer tudo via plataformas de vídeo streaming?
  • E que tal diminuir o relacionamento presencial e digitalizar as formas de relacionamento com stakeholders?

 

Muita calma nessa hora. Tudo o que era certeza antes passou a ser questionado. O que foi experimentado agora e transformou as práticas precisa ser confirmado como opção mais apropriada do que aquilo que existia antes como canais e veículos de comunicação.

Com a Ideafix você pode pesquisar e chegar à síntese mais adequada do que convém para construir relacionamentos e ampliar a imagem e a reputação da organização.

Chame-nos e conheça os métodos de pesquisa, inteligência de negócios e consultoria que temos para ajudar.

Manda um WhatsApp!

Fabiana Silva
Head Comercial e Marketing