You are currently viewing O papel da Pesquisa para a Gestão de RH orientada por dados

O papel da Pesquisa para a Gestão de RH orientada por dados

A Ideafix tem o rol mais completo de pesquisas na área de Recursos Humanos. Esse vasto portfólio é construído ao longo de mais de 20 anos de atuação.  

Hoje, nossos produtos são:

Atração de Talentos
Termômetro da Diversidade
Reputação de Marca Empregadora
Jornada do Colaborador
Proposta de Valor (EVP)
Clima e Engajamento
DNA da Cultura
Visão de Benefícios
Segurança Psicológica
Estudos sob medida

Muitas soluções tecnológicas têm surgido e aumentado o interesse pelas pesquisas de mercado. Isso é positivo, pois cria a cultura de ouvir os públicos internos sobre as percepções das atividades da área de Recursos Humanos. Enquetes fáceis e com baixo risco decisório, ok, podem usar tais plataformas sem medo de ser feliz.

Por outro lado, se a decisão a ser tomada é crítica para a liderança de RH e tudo que envolve o setor, então recomendamos fortemente que a liderança chame uma empresa especializada em pesquisa e inteligência de mercado.

A pesquisa é um serviço técnico, altamente profissional e que demanda domínio dos caminhos metódicos e instrumentais desse tipo de trabalho. Envolve etapas como: 

  • Entendimento do desafio a pesquisar
  • Escolha dos métodos
  • Planejamento (amostras, técnicas, instrumentos)
  • Aplicação do campo
  • Análise de dados
  • Informação dos resultados (episódica ou contínua)

Na Ideafix, já no primeiro contato com os potenciais clientes nos colocamos a pensar na metodologia que alie estudos qualitativos e quantitativos, orientada para solucionar de forma personalizada aquilo que se apresenta no desafio. Essas adaptações são necessárias mesmo para pesquisas “de prateleira”, que são compradas por adesão dos clientes a grandes estudos já consolidados no mercado, como alguns de nossos produtos.

Isso leva à elaboração dos instrumentos de pesquisa (questionários, roteiros, painéis) adequados ao caso. Perguntas equivocadas podem levar a conclusões errôneas e falso embasamento. 

Outra frente que exige cuidado é a análise dos resultados. A Ideafix conta com profissionais experientes, de alta formação acadêmica, com anos de campo e conhecimento teórico aprofundado sobre os temas pesquisados, o que acarreta em um olhar diferenciado para os dados que são trazidos do campo de pesquisa.

Mais do que ter os dados, um RH data-driven conta com a experiência de analistas internos (conhecem a empresa a fundo) e externos à organização – caso da Ideafix – capazes de aportar o know-how da área de pesquisa e que já realizaram outros projetos correlatos no mercado. 

Essa junção dos talentos internos e consultores externos é uma fonte poderosa de qualificação de dados com pessoas, processos, plataformas e ferramentas. 

A pesquisa de mercado anaboliza os dados que o RH tem em mãos de forma cada vez mais digitalizada e disponível.

 

Quer agregar isso agora para o seu RH agora? É só nos chamar aqui.

 

Mariana Lima
Head de Projetos