E para você, o que é engajamento?

E para você, o que é engajamento?

Suzel Figueiredo

Tenho colecionado uma série de definições sobre o que é engajamento e confesso que a lista não tem fim. Quando consultadas as lideranças das organizações, as falas variam desde o tradicional “vestir a camisa”, passam por “bater meta”, envolvem o entendimento da estratégia, dentre muitas outras explicações.

Entre os profissionais de Comunicação Interna a gente escuta termos como engajamento nos canais digitais, nas campanhas internas e nos projetos de voluntariado. Aqui na Ideafix também registramos entre os profissionais da área de Recursos Humanos, uma certa confusão entre satisfação dos funcionários, clima organizacional e engajamento. Aliás, há grande oferta das tradicionais pesquisas de clima sob o codinome de pesquisas de engajamento. Aqui fala-se também de vínculo afetivo e emocional.

E ainda tem o pessoal das Redes Sociais, que usa curtidas e compartilhamentos como sinônimo de engajamento e muitas vezes nada acontece. O consumidor tido como engajado não é efetivamente aquele que compra, que endossa, que tem vínculos.

Encontramos ainda definições quase exóticas. Um gerente de manutenção me disse que funcionário engajado é aquele que não quebra a máquina!! E ainda um gestor de compliance que considera engajado o funcionário que conhece as regras da empresa.

Como você pode notar esse tal de engajamento não é simples mesmo. E antes que você me pergunte o que é engajamento, já adianto que a resposta é DEPENDE. Engajar é um verbo transitivo indireto que pede um complemento, ou seja, engajar qual sujeito em qual ação. E, portanto, o engajamento vai variar de empresa para empresa, de público para público.

De tudo o que ouvi até agora sobre o assunto, a melhor definição veio de uma jovem, Raquel Rosenberg, da Engajamundo. Para ela, engajamento é uma atitude voluntária em relação a uma causa, por tempo indeterminado. Gosto disso!

E para você, o que é engajamento?

Deixe uma resposta