You are currently viewing O ‘upgrade’ definitivo da comunicação interna

O ‘upgrade’ definitivo da comunicação interna

Em nossas resenhas internas, naqueles momentos de conversa para relaxar, os especialistas da Ideafix reiteram uma impressão que vem se tornando mais forte a cada ano: a comunicação interna ganhou muita relevância e visibilidade no contexto da pandemia, uma conquista irreversível. Tendo a comunicação sido bem feita e marcante, com esse legado ninguém quer mais voltar atrás, sejam os gestores, sejam os colaboradores.

Ideafix há mais de 20 anos desenvolve pesquisas para a Comunicação Empresarial, trabalhos baseados em métodos rigorosos e resultados comprovados junto a clientes de variados segmentos.

Afirmamos em artigo anterior (LINK PARA TEXTO DE 08.06) que a adaptação ao trabalho remoto no contexto de pandemia foi decisiva para confirmar a mudança de muitas rotinas produtivas, com a possibilidade de formas híbridas de trabalho como uma tendência forte. 

Já não é mais uma experiência, muitas organizações deram de vez o passo adiante para ter os colaboradores trabalhando parte da semana em casa, parte nos escritórios ou plantas industriais. E isso com a certeza de que a produtividade aumentou. Mas, a um custo de crescente sensação de isolamento e os efeitos que isso ocasiona.

Ora, a atividade da comunicação interna está sendo diretamente impactada pelas novas configurações da rotina de trabalho. O primeiro desafio que emerge volta a ser o desenho de canais da comunicação interna que considerem esta nova ‘geografia’. Como se alcança agora os públicos internos?

Perde-se o impacto visual repetido do ambiente presencial, incluindo o convívio entre as pessoas. Em muitos segmentos, essa presença in loco possibilitava a repetição de mensagens-chave por meio da infraestrutura e das pessoas: cores, símbolos, imagens, palavras-chave, personagens, porta-vozes, bordões, entre outros estímulos de campanhas da comunicação.

 

E agora? Como fazer?
As respostas provêm de novas rodadas de diagnósticos da comunicação, com especialistas que possam ajudar a perceber se a mescla ‘comunicação localizada’ + ‘comunicação remota’ está adequada aos desafios da organização.

Estamos com forte demanda pela pesquisa Ideafix Análise Técnica de Canais de Comunicação Interna. Nela, analisamos forma e conteúdo da comunicação interna na nova realidade do trabalho híbrido.

Forma: os canais de comunicação existentes são adequados para quem está parte do tempo fora da empresa? Os veículos alcançam os diferentes níveis de públicos com qualidade no modelo remoto? As pessoas se interessam pelo conteúdo a partir do acabamento técnico das peças informativas? Os textos nos seus mais diversos formatos são claros e objetivos?

Conteúdo: os temas são compreendidos? As pessoas sabem o que fazer a partir do que as mensagens propõem? Os diferentes níveis hierárquicos se sentem contemplados com o conteúdo? As mensagens são memorizadas e assimiladas nas atitudes dos times?

Esse trabalho é a porta de entrada para outras análises ainda mais profundas da comunicação interna. Como extensão, traçamos o diagnóstico por abordagens em diferentes vias:

  • escuta em profundidade da alta e média gestão, além dos influenciadores internos, sobre a efetividade da comunicação interna e dos veículos usados; 
  • auditorias com observação remota e in loco de canais de comunicação, realizadas por especialistas de Comunicação com experiência de mercado e na academia; 
  • aplicação de pesquisas quantitativas testando o grau de informação e assimilação das mensagens em canais e veículos da comunicação;
  • análise dos indicadores, medidos em determinado período de tempo, visualizados em dashboards (painéis); 
  • entre outras formas pensadas sob medida para cada empresa.
     

Com essa abordagem de múltiplos métodos, conseguimos diagnosticar as expectativas e as necessidades dos principais públicos envolvidos com a correta assimilação das campanhas de comunicação interna. 

Uma coisa é certa: para nós, está colocada a noção de que é impossível dar um passo atrás e passar a fazer menos com a comunicação interna. A expectativa é por mais conteúdo com qualidade, leveza, relevância, orientação e conveniência.

Ideafix  ajuda a confirmar ou redesenhar os caminhos mais viáveis para ampliar o diálogo com as equipes nesse novo contexto.

Vem com a gente para conhecer as soluções de pesquisa, inteligência de negócios e consultoria que temos para ajudar.

Manda um WhatsApp!

Fabiana Silva
Head Comercial e Marketing