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Pesquisa de satisfação do cliente dá o caminho para a fidelização à marca

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Ideafix atua há mais de 20 anos com pesquisa e inteligência de negócios, atendendo as áreas de Marketing em empresas de todos os portes na indústria, comércio e serviços. 

 

“Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, um bordão à moda antiga que não conta mais! 

 

O Marketing hoje quer o público feliz: que compra, volta e indica a marca.

O estudo Ideafix Marketing Satisfação do Cliente permite certificar se as iniciativas de marketing são de fato transformadas em valor na percepção do consumidor. É a forma mais eficiente de medir se o produto entrega para valer as promessas da marca.

Os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço? Como foi o atendimento? Comprariam a marca novamente? Indicariam para pessoas próximas? Que valor atribuem à marca e os valores por ela defendidos?

Continua de pé a nossa proposta para você nos enviar o seu questionário de pesquisa de marketing. Vamos analisá-lo sem compromisso. 

 

Marketing que conquista corações e ao mesmo tempo ajusta a rota

Tão importante quanto convencer o consumidor a adquirir a marca pela primeira vez, torna-se fundamental cultivar uma relação que o leve à fidelidade. E uma perspectiva de marketing aferrada aos saberes do passado são insuficientes para os desafios atuais.

Cabe ao setor de Marketing agora zelar por uma experiência que, além de levar à ação de compra, também mantenha o cliente motivado a realizar novos pedidos, indicar para a rede próxima e, mais além, transformá-lo em embaixador da marca. 

Dos estudos embrionários que analisavam as funções de marketing até a compra (modelo AIDA – atenção; interesse; desejo; ação), agora o desafio passa a ser caracterizado pelos 4As (assimilação; atração; ação; ação nova). E calma! De 2017 em diante, Kotler, Kartajaya e Setiawan ainda introduzem mais um “A” (de apologia) nesta festa dos acrônimos, passando a vigorar os 5As do Marketing Digital, mas isso é assunto para outra conversa.

O mais prudente para um líder de marketing, neste contexto, é encarar a construção do relacionamento com o consumidor quase do zero. “Tudo novo de novo”. É daí que a pesquisa de satisfação adquire um valor enorme.

Com esse trabalho, a área de Marketing conhece as percepções positivas e negativas dos clientes sobre marcas e produtos, com a respectiva atribuição de valor a atributos detalhadamente analisados, a ponto de permitir identificar o que realmente importa para o consumidor  nas promessas de marca.

E então, sua empresa faz pesquisa de satisfação? Esse trabalho contempla as novas dinâmicas de informação do público? Quais são os atributos que de fato tocam o coração dos clientes? E quais são os atributos do produto que precisam ser imediatamente corrigidos?

Se você deseja repensar a pesquisa de satisfação hoje feita pela sua empresa, lembre que você pode nos apresentar a pesquisa que é feita pela área de Marketing para analisarmos a efetividade do instrumento. Que tal?

Nos dê essa chance e vamos mostrar como fazer para conectar a satisfação com resultados crescentes de negócios.

Mande uma mensagem!

Fabiana Silva
Head de Marketing & Comercial