You are currently viewing Seleção de talentos complexa: como a pesquisa ajuda a liderança de RH

Seleção de talentos complexa: como a pesquisa ajuda a liderança de RH

Com a pesquisa Ideafix RH Atração de Talentos, a liderança de Recursos Humanos consegue saber o porquê de estar cada vez mais difícil ocupar certas vagas importantes na empresa, executivas e técnicas.

Para o RH estratégico e o nível de cobrança que se faz ao setor atualmente, a justificativa de que o mercado está aquecido é refutada em coro por executivos(as) nos níveis mais altos da organização.

Ausência de candidatos para uma vaga (supostamente) boa deve ser um sinal de alerta para a empresa, pois indica que outras variáveis de contexto podem afastar bons trabalhadores.

Fizemos aqui um breve check-list para pensar. Imagine como essas variáveis impactam o seu negócio hoje:   

 

  • Visão do candidato quanto ao mundo do trabalho

Em certos segmentos, principalmente com variações geracionais (baby-boomers; X; Y; Z), a relação com o trabalho se organiza em moldes mentais bastante distintos. Pessoas de gerações mais velhas buscam conforto e previsibilidade; trabalhadores mais jovens buscam liberdade e autonomia.

 

  • Reputação da marca da empresa como empregadora

O trabalhador forma a reputação pelo que sabe do que ocorre na empresa, mesmo não trabalhando nela. Certamente um potencial trabalhador de sua marca já ouviu coisas positivas e negativas sobre a empresa. A pessoa forma uma imagem ao escutar empregados, fornecedores, ver símbolos e ações da marca.

 

  • Pacote de remuneração e benefícios adequados aos anseios do candidato

Há empresas que se tornaram famosas por pacotes de remuneração elevados, mas com exagerada pressão em cima dos colaboradores. Outras garantem previsibilidade, mas o trabalhador se sente estacionado na carreira. À frente da tendência, existem empresas que agem bem no equilíbrio de ambos.

 

  • Fama do clima de trabalho na organização dentro e fora de seus muros

A ambiência para a produtividade se torna um fator tão importante quanto o salário e os benefícios. São variáveis fundamentais observar o quanto desse ambiente positivo depende das filosofias e políticas de RH da empresa, da presença da liderança da organização no dia-a-dia, acarretando no engajamento dos colaboradores.

Todas essas variáveis compõem os blocos estudados com a pesquisa Ideafix RH Atração de Talentos. Temos uma proposta multimétodos, com estudos quantitativos e qualitativos, que dão um diagnóstico poderoso da empresa.

E se uma dessas variáveis for o que determina o desinteresse pela vaga da sua empresa?

Quer trocar mais ideias? Entre em contato aqui.